quarta-feira, 22 de junho de 2011

Celebração coletiva de

união estável homoafetiva
no Rio de Janeiro

Muitos beijos, troca de alianças e taça de champanhe marcaram a celebração


Esta quarta-feira, 22, ficou marcada como um dia histórico para o segmento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do Rio de Janeiro. Foi realizada na Central do Brasil uma celebração coletiva de união estável homoafetiva para 43 casais.


Os casais adentraram no auditório ao som da música “emoções” de Roberto Carlos, cantada pela cantora transexual Jane di Castro e testemunhado por 500 convidados.  A celebração foi comandada pelo Juiz Siro Darlan, que chamou os 43 casais, um por um, para a declaração de “unidos afetivamente e, por analogia, casados”.

O discurso do superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento afirmou que “estamos aqui para dar sentido aos nossos amores”.

O jornalista Léo Mendes e Odílio Torres, que recentemente tiveram sua união estável anulada pelo juiz Jeronymo Villas Boas, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiânia, também fizeram um segundo registro de união estável no Rio.
O parecer do juiz Villas Boas foi revogado pelo Tribunal de Justiça de Goiânia, em segunda instância, mas mesmo assim, Léo Mendes afirmou que vai processar o juiz pelo constrangimento e pelos danos de sua atitude.
“O juiz antes de nos notificar foi à imprensa divulgar o caso. Soubemos da anulação pelos jornalistas. E processos de família devem correr em sigilo de justiça”, afirmou Mendes.

Para o juiz carioca Siro Darlan “um juiz é livre para decidir os maiores absurdos, desde que fundamente sua decisão por meio da legislação. Cabe à segunda instância realizar qualquer correção e que o juiz Villas Boas não merece censura”, disse.

Nenhum comentário: