terça-feira, 24 de julho de 2012


Espanha que acabar com tratamento do HIV 
de imigrantes ilegais


A partir de 1 de Setembro os imigrantes ilegais que vivem na Espanha deixarão de ter acesso ao sistema nacional de saúde.  A única exceção será para os casos de urgência.

A medida insere-se no pacote de medidas de austeridade no setor da saúde, já que o governo pretende poupar entre 12,2 e 21,8 milhões de euros. Segundo têm denunciado várias ONG, isto significa que os portadores de HIV deixarão de ter acesso aos medicamentos, o que irá afetar entre 2.700 e 4.600 pessoas. 

Conforme noticiou o El Pais, esta “medida é, na prática, uma condenação à morte”. Várias associações têm se denunciado que com a medida  prever que aumentem as doenças oportunistas e de hospitalizações, além de uma maior probabilidade de transmissão do HIV por via materno-fetal e aumento de doenças infecciosas, como a tuberculose.

Diante dessa medida desumana do governo espanhol, é aconselhável que as pessoas portadoras do vírus HIV, que estão com viagens marcadas para passar uma temporada longa na Espanha, repensem a viagem.

Nenhum comentário: