quarta-feira, 11 de julho de 2012


Maior denominação religiosa dos EUA, Igreja Episcopal passa a abençoar casais gays


A Igreja Episcopal dos Estados Unidos, uma das maiores denominações religiosas do país, aprovou na última terça-feira, 10 de julho, a realização de cerimônias de união gay. De agora em diante, os padres poderão conduzir cerimônias para abençoar casais do mesmo sexo.
 
A decisão foi aprovada previamente por um conselho de bispos da Igreja. E finalmente aprovada por 78% dos membros representativos da Igreja e 76% do clero na convenção de terça. Com isso, a Igreja Episcopal se tornou a maior denominação religiosa dos EUA a reconhecer oficialmente relações entre pessoas  do mesmo sexo. A Igreja tem quase 2 milhões de fiéis nos Estados Unidos.
 
A cerimônia de bênção de casais não é considerada um casamento, explica a porta-voz da Igreja Nancy Davidge. “Nós estamos autorizando a bênção, que é diferente do casamento. A bênção é uma resposta teológica para um relacionamento comprometido e monogâmico.” Ela explica ainda, que um casamento requer o envolvimento de autoridades civis e muitos estados norte-americanos não permitem uniões gays.

A Igreja Episcopal americana faz parte da Comunidade Anglicana mundial e é a 14ª maior religião dos EUA, com 2 milhões de membros, de acordo com o Conselho Nacional das Igrejas do país. Os rituais de bênção de casais gays começarão a ser realizados a partir de dezembro e serão validados nos próximos três anos, segundo a porta-voz Nancy Davidge.

Nenhum comentário: