segunda-feira, 16 de julho de 2012


Governo indiano compra 
cartas que comprovariam
a bissexualidade 
de Mahatma Gandhi

  Mahatma Gandhi e Hermann Kallenbach.


Líder pacifista que lutou pela independência da Índia, Mahatma Gandhi, morou na África do Sul, e após se separar da esposa Kasturbai Makhanji, em 1908, com quem casou ainda adolescente, teve um relacionamento de dois anos com o fisioculturista Hermann Kallenbach.
___________________________________
A correspondência, que reúne também cartas escritas pelos filhos, amigos e outros parentes de Gandhi, seria leiloada em Londres, mas negociações com o governo indiano cancelou o leilão.
____________________________________________

Os documentos foram encontrados na casa da sobrinha-bisneta de Kallenbach e aquecem a discussão sobre a sexualidade de Gandhi, levantada pelo jornalista britânico Joseph Lelyveld, que fala sobre a relação homossexual de Gandhi com Kallenbach na biografia Great Soul (Mahatma Gandhi – E Sua Luta com a Índia, o título em português), lançada no ano passado. A versão em português chegou às livrarias pela editora Companhia das Letras em 25 de junho. 
 
O texto reúne juras de amor trocadas entre o líder pacifista e o arquiteto, que se conheceram em 1904 durante passagem de Gandhi pela África do Sul. “Você tomou posse do meu corpo. Isso é uma escravidão violenta”, escreveu Gandhi para Kallenbach de acordo com Lelyveld.
 
Eles se separaram em 1914 quando Gandhi teve que voltar para a Índia e Kallenbach foi impedido de acompanhá-lo por causa da Primeira Guerra Mundial. Mesmo assim, eles permaneceram em contato através das cartas. 

Em uma negociação privada com a família de Kallenbach, foram compradas pelo Ministério da Cultura indiano por 700.000 libras (2 milhões), segundo reportagem do site do jornal britânico The Daily Mail.

Os documentos não foram a leilão como era previsto pela empresa  Sotheby's. O ministro indiano afirmou que a coleção irá para o Arquivo Nacional, será pesquisada e contará mais sobre a intimidade de Gandhi. Resta saber se os documentos revelarão algo sobre a sexualidade deste herói mundial e se, caso confirmado, se a verdade será revelada.

Nenhum comentário: