sábado, 12 de maio de 2012


A Defensoria Pública 
do Estado da Paraíba 
vai realizar uma caminhada 
contra a homofobia


A Defensoria Pública do Estado da Paraíba vai realizar uma programação educativa, em João Pessoa, para marcar o Dia Internacional de Combate à Homofobia. O evento acontece no dia 17 de maio. A equipe de defensores vai estar na Lagoa do Parque Solon de Lucena com atendimentos e orientações. A ação tem o objetivo de engajar a população na luta contra o preconceito e a intolerância.

Tendas da Defensoria e de órgãos parceiros, como a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de João Pessoa, vão oferecer vários serviços à população. Serão disponibilizados verificação de pressão arterial, exame de glicemia, prevenção de DST/Aids, além de orientações jurídicas por parte dos defensores públicos.

O ponto alto do evento contra a homofobia vai ser a caminhada ao redor da Lagoa, prevista para às 10h, onde o público deve reforçar o apoio ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) no sentido de cobrar ações efetivas para diminuir a violência contra essa parcela da população.

Vai ser um dia para refletir sobre a maneira como gays e lésbicas são tratados e também sobre um comportamento vergonhoso que é a homofobia, principal causa de assassinatos de homossexuais no país”, explica o defensor público, Carlos Calixto, que coordena o evento.

Surgimento da Data – De 1948 a 1990, a Organização Mundial de Saúde classificava a homossexualidade como transtorno mental. Há 22 anos, ou seja, em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da OMS aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio.

A partir deste fato histórico, o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT Mundial que incentiva a promoção de eventos públicos em todas as regiões do planeta, visando chamar a atenção das pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas.

Nenhum comentário: