terça-feira, 22 de maio de 2012


Maior defensor de conversão 
de  homossexuais em heterossexuais 
afirma "Eu estava errado"

"Eu estava errado" - Psiquiatra Robert Spitzer

Meu estudo que mostrava a eficácia da terapia reparativa, de conversão de homossexuais em heterossexuais, era um gigantesco erro, com falhas fatais”. Quem fala, aos 80 anos, sofrendo de Mal de Parkinson e só conseguindo erguer a cabeça com muita dificuldade, é o psiquiatra Robert Spitzer, tido por alguns como pai da psiquiatria moderna.

O estudo feito por ele, em 2001, é usado por muitos grupos conservadores e por religiosos em geral para defender que homossexuais são pessoas que estão no caminho errado e que poderiam se “consertar”. Grupos LGBT sempre denunciaram tal estudo, mas agora é o autor que reconhece que mentiu!

Spitzer, crendo estar perto da morte, escreveu carta que fará parte da mesma publicação na qual ele divulgou o estudo. No texto, ele admite que a pesquisa tinha falhas científicas absurdas. E aí, tem crise de consciência.

Eu acredito que eu deva desculpas à comunidade gay. Eu também devo desculpas a todo gay que gastou tempo e energia submetendo-se a alguma forma de terapia reparativa porque ele acreditou que eu tivesse provado a eficácia desse método.”

Veja mais informações em inglês no site do jornal britânico The Guardian  

Fonte: paroutudo

Nenhum comentário: