quarta-feira, 9 de maio de 2012


O calendário anual “O Translendário 2012” 
com gays e travestis gera polêmica na Assembleia Legislativa do Ceará


Prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

O deputado Fernando Hugo (PSDB) (foto) criticou nesta terça-feira (08), no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, o calendário anual (o Translendário 2012) lançado com suposto apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Segundo ele, a publicação apresenta fotos de homossexuais e travestis, fazendo referência a obras sacras e de arte.
Numa obra de Michelângelo, a Pietá, por exemplo, aparece um travesti posando sentado, desconfigurando a pintura do artista”, observou.

Santa Ceia
O deputado ressaltou que, na publicação, há ainda uma simulação da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, com homossexuais sentados à mesa. No Translendário, a “última ceia” vira o “último truque”.


Investigação
O deputado disse que encaminhará o material ao Ministério Público Estadual (MPE) para que o órgão“investigue o montante gasto pela Prefeitura nessa publicação”. Fernando Hugo salientou que também encaminhará a publicação para setores da Igreja Católica, “já que o calendário afronta obras consideradas cristãs”.

Preconceito?
O parlamentar fez questão de frisar que não é contra gays, lésbicas, homossexuais ou travestis. “Sou contra a Prefeitura gastar dinheiro com este material, que é improdutivo, irresponsável e insano”, salientou.

Fotos eróticas
Fernando Hugo lembrou que já havia denunciado a revista Farol, editada pela Prefeitura, que trazia fotos eróticas e deveria ser distribuída nas escolas do município. “Após a denúncia, a revista saiu de circulação”,comentou. Lembrou ainda que a Prefeitura lançou uma cartilha com “as descobertas de Alice e Ana Cláudia”, também para ser distribuída nas escolas. “Ela induzia, tonificava e estimulava a liberdade sexual”,pontuou.

Escolas e igrejas
Em aparte, o deputado João Jaime (PSDB) disse temer que o calendário “fosse distribuído nas escolas”. Para ele, a publicação é uma ofensa direta à Igreja Católica. “Essas manifestações poderiam ser feitas sem o uso de símbolos cristãos”, afirmou.

Polêmica
O deputado Roberto Mesquita (PV) disse que “a opção sexual de qualquer pessoa é livre”. Contudo, pontuou que o calendário “é uma forma de chacota a obras primas”. Para o deputado Perboyre Diógenes(PMDB), a Prefeitura não deveria “ter utilizado o dinheiro público para patrocinar divergências do mundo gay em relação à Igreja Católica”.

Com informações da AL

Um comentário:

Versatil disse...

Gera polémica em cabeças ignorantes não habituadas a apreciar a recriação artística das obras de referência da tradição cultural (de índole religiosa ou profana). No século 20 e agora no século 21 abundam estas paródias, pastiches e outras formas de dialogismo com o passado. Por exemplo: http://ptversatil.blogspot.pt/2011/04/uma-ceia-so-para-homens.html

E isto não é de agora: por exemplo o escultor barroco Bernini colocou Santa Teresa d’Ávila em êxtase - que, apesar de supostamente ser espiritual, na prática é um êxtase físico e erótico, como era típico fazer com o êxtase de outros santos. Se alguém tiver interessado em aumentar a sua cultura geral sobre este assunto, investigue online, por exemplo: http://comunidade.sol.pt/photos/josecarreiro/_CA00_xtase-de-Santa-Teresa-de-_C100_vila.aspx

Relativamente à questão religiosa, chamo a atenção para o facto de o próprio Vaticano publicar, desde 2003, fotografias dos seus bonitos padres. Ainda este ano de 2012 adquiri numa das ruas de Roma um calendário com fotos de 12 jovens padres. http://wp.clicrbs.com.br/n9ve/2012/01/17/vaticano-lanca-calendario-com-padres-jovens/