quarta-feira, 23 de maio de 2012


Jean Wyllys reforça a importância da participação da sociedade em pautas que garantam os Direitos Humanos de minorias históricas


Após palestra na IBMEC-RJ realizada na tarde dessa segunda-feira, 21, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) se dirigiu ao campus de ciência humanas da UNIRIO, onde participou de debate sobre propostas legislativas que apoiam a cidadania da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

O debate girou em torno de estratégias de enfrentamento da homofobia dentro e fora das universidades, assim como nas demais relações sociais do dia a dia nesses centros de ensino. Participou também do debate a professora Valéria Wilk da faculdade de filosofia da UNIRIO.

Wyllys apresentou de maneira bastante detalhada as principais pautas do movimento LGBT hoje no Brasil, que em grande medida estão em consonância com as pautas defendidas por defensores dos direitos humanos e civis ao redor do mundo. São elas: a  Lei de identidade de gênero; a criminalização da homofobia; e a pauta do casamento civil igualitário.

Wyllys reforçou que ao garantir o direito básico dos homossexuais de se casarem com quem amam através o Estado brasileiro saldará uma dívida histórica que ainda existe com os milhares de cidadãos e cidadãs homossexuais, que muito embora possuam os mesmos deveres do que o restante do conjunto da população, hoje tem mais de 70 direitos negados, diante da impossibilidade de se casaram civilmente. Para isso, o deputado apresentará ao Congresso Nacional uma emenda constitucional que se encontra em fase de recolhimento de assinaturas.

O parlamentar convidou a todas e todos os estudantes presentes a apoiarem a campanha da sociedade civil de apoio à luta pelo casamento civil igualitário, e assim reforçar o caráter laica do estado democrático de direito, luta essa que comtempla cidadãos héteros e homossexuais.

Nenhum comentário: