segunda-feira, 14 de maio de 2012


Raúl Castro 
presidente de Cuba 
é a favor do casamento gay


A filha do presidente cubano, Raúl Castro, disse neste sábado, 12, que seu pai é a favor dos direitos dos homossexuais e apoia o casamento gay.
Mariela Castro explicou que o líder cubano expressou suas opiniões em reuniões políticas não públicas.

A filha de Raúl Castro, que dirige o Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), disse que seu pai “se manifestou em várias ocasiões” sobre o assunto e “falou sobre o tema” no 6º Congresso do Partido Comunista realizado em 2011, no Parlamento e em “pequenas reuniões”.

“Mas ele não tornou pública sua opinião, o que seguramente faz parte de sua tática e de sua estratégia. É o seu estilo”, afirmou. “Mas fico satisfeita de qualquer maneira e não vou pressionar para que ele faça isso publicamente, pois me importo mais com ações concretas do que com palavras”, acrescentou.

Segundo Mariela, o presidente cubano orientou há anos o Partido Comunista a revisar as leis do país “para que qualquer tipo de discriminação fosse eliminada”.
“Ele afirmou que como socialistas não podemos avançar se seguimos convivendo com esses preconceitos”, explicou.

Mariela disse que seu pai a aconselhou quando o Cenesex trabalhou para apresentar no Parlamento um anteprojeto de lei que modificava o atual Código de Família cubano e incluía aspectos como a união legal entre homossexuais.

“Ele trabalha para buscar consensos e sempre me disse: nunca faça nada antes de tempo porque depois que uma proposta legislativa fracassa é mais difícil de que um dia seja aprovada”, contou.

Após anos de espera e modificações, o anteprojeto ainda não foi levado à Assembleia Nacional e a expectativa é de que ele seja debatido antes do final da atual legislatura, em 2013.

Mariela aproveitou a ocasião para parabenizar o presidente dos EUA, Barack Obama, por tornar público seu apoio ao casamento homossexual.

informações da EFE

Nenhum comentário: