quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Chega a São Paulo a exposição "Mem de Sá, 100", 
que retrata dia a dia 
de travestis cariocas

Foto: Ana Carolina Fernandes
A exposição "Mem de Sá, 100", da fotógrafa Ana Carolina Fernandes, chega a São Paulo, em outubro. A exposição retrata o dia a dia de travestis da Lapa, no Rio de Janeiro.

Foto: Ana Carolina Fernandes
Com curadoria de Eder Chiodetto, trabalho fotográfico apresentado por Ana Carolina Fernandes é resultado do seu convívio, durante dois anos, com travestis na Lapa, e mostra esse grupo fora do contexto da prostituição. 

Foto: Ana Carolina Fernandes
As imagens captam o cuidado com a casa, a vaidade, as relações entre elas e o entorno simbólico que criam para viver em uma espécie de mundo paralelo, onde se protegem da discriminação social - explica Ana Carolina.

Foto: Ana Carolina Fernandes
Foto: Ana Carolina Fernandes
O primeiro contato da fotógrafa com o casarão Mem de Sá, 100, que dá nome a exposição, aconteceu em 2003, quando conheceu a travesti Luana Muniz, conhecida como “A Rainha da Lapa”. Luana é a dona do casarão e aluga quartos para outras travestis morarem e, eventualmente, fazerem programas.

Foto: Ana Carolina Fernandes
O ensaio fotográfico da Ana Carolina é exemplo enfático de um trabalho original que se distancia em muito do olhar clichê e redutor que a sociedade em geral dedica a esse grupo social”, explica o curador. Para ele, ”Mem de Sá, 100 tem por preceitos o envolvimento entre fotógrafa e seus retratados, e a amálgama minuciosamente construída entre forma e conteúdo. “A mostra se alia com o que de melhor tem sido produzido no campo do foto-documentário contemporâneo”, explica.

Foto: Ana Carolina Fernandes
As fotografias são impressas em tiragens restritas, com numeração, registro e certificação da marca francesa Canson, e emolduradas nos padrões museológicos internacionais de conservação.

Serviço:
Exposição: “Mem de Sá, 100”
Data: 1º a 31/10/2013
Local: DOC Galeria
Endereço: Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, SP.
Preço: Gratuito

Nenhum comentário: