quinta-feira, 21 de abril de 2011

MALÁSIA: 66 jovens são enviados para "tratamento" em campo para “curar” gays pelas autoridades

______________________________________________________


Entidade Seksualiti Merdeka (Sexualidade e Liberdade)

As autoridades enviaram 66 estudantes do secundário para um acampamento de quatro dias. Razão? Foram identificados pelos professores como efeminados.

No acampamento os jovens muçulmanos entre 13 e 17 anos vão receber orientação sobre o comportamento masculino para "desencorajá-los de serem gays", segundo o diretor de educação do estado de Terengganu, Rezali Daud. Oficialmente o campo é identificado como um "curso de auto-desenvolvimento" e os jovens terão orientação religiosa, aulas de motivação e educação física.

Em declarações à Associated Press, Razali disse que o acampamento era importante "para guiá-los de volta para o caminho certo na vida antes de chegar a um ponto sem retorno". Concluindo que "tal comportamento efeminado não é natural e irá afetar os seus estudos e o seu futuro."

Os responsáveis pelo campo mostraram preocupação em que as crianças se tornassem homossexuais ou transexuais quando adultas.

Mas Shahrizat Abdul Jalil, Ministra das Mulheres, Família e Desenvolvimento Comunitário, mostrou-se contra a ideia recordando que a iniciativa é traumatizante e prejudicial à saúde mental das crianças. E diz também que é contra a Lei das Crianças.

O Grupo de Ação Conjunta pela Igualdade de Gênero emitiu um comunicado dizendo que "Nós devemos enviar uma mensagem clara para as instituições que não têm nenhuma justificação para interferirem com a identidade ou preferências sexuais de um indivíduo."


Logo da intituição Seksualiti Merdeka

Um ativista dos direitos sexuais, Pang Khee Teik, descreveu o campo como ultrajante e um exemplo de homofobia. O co-fundador da Seksualiti Merdeka (Sexualidade e Liberdade) referiu que a única coisa que as crianças vão aprender é a fingir melhor. "No final, estamos apenas ensinando-lhes como serem hipócritas", conclui.

O estado com cerca de 1 milhão de habitantes tem visto um boom econômico nos últimos anos depois da descoberta de petróleo e gás natural na região.

Nenhum comentário: