segunda-feira, 18 de abril de 2011

Na Romênia cartaz
com bebê "gay" gera polêmica



Um cartaz no centro de Timisoara com um recém-nascido com uma etiqueta no pulso que diz "homossexual" gerou polêmica na cidade.

O cartaz está identificado pela campanha "Eu sou! E tu?" (Eu sunt! Tu?) de Bucareste, e a frase "Para apoiar a comunidade LGBT na Romênia". O cartaz foi colocado no mesmo fim de semana em que se realizou com o apoio da Eu Sunt! Tu?, o Mr. Gay Europa em Bacareste e na estância de inverno Poiana Brasov.

A câmara municipal e polícia de Timisoara tentam descobrir quem é o responsável pela publicação depois de terem recebido queixas da população. Em declarações aos meios de comunicações locais as pessoas disseram que "estão perto de escolas, o cartaz é imoral", outro comentário foi que "estão a zombar de Deus na semana de Páscoa".

A idéia do cartaz já foi usado na Itália em Outubro de 2007, com o título "A orientação sexual não é uma escolha". A iniciativa foi apoiada pelo governo regional da Tuscânia e levou a críticas violentas por parte do Vaticano e políticos conservadores no país.

Antes disso a Fondation Émergence, uma associação LGBT do Canadá já tinha usado a idéia do bebê em 2005 sem gerar tumulto social. A associação tem criado diversos cartazes ao longo dos anos contra a homofobia. Além do tema do bebê, já fizeram referências ao desporto e a campanha mais recente usa dois peixes para demonstrar a naturalidade da homossexualidade.

Além da Fondation Émergence o cartaz agora apresentado na Romênia tem o apoio da EEA Grants e e Norway Grants.

Nenhum comentário: