quinta-feira, 7 de abril de 2011

Marta Suplicy altera
texto do PLC 122
e libera pregação anti-gay
em igrejas e templos



A senadora Marta Suplicy atual relatora do PLC 122, que criminaliza a homofobia no Brasil, alterou o texto que tramita no Senado Federal.

A alteração permite que pregações em templos e igrejas condenem a homossexualidade.

O projeto deixa claro que a lei não se aplicará a templos religiosos, pregações ou quaisquer outros itens ligados a fé, desde que não incitem a violência.

O novo parágrafo diz: “O disposto no capítulo deste artigo não se aplica à manifestação pacífica de pensamento fundada na liberdade de consciência e de crença de que trata o inciso 6° do artigo 5° (da Constituição)”.

Fonte: Cena G

2 comentários:

Thonny Hawany disse...

Como militante LGBT, tenho a seguinte opinião sobre as mudanças: é preciso recuar e analisar com clareza social, política e, acima de tudo, jurídica. A inviolabilidade e liberdade de consciência e de crença não são maiores que o princípio da dignidade humana. Permitir que líderes religiosos continuem formando exércitos de homofóbicos é muito perigoso para todos os que sofrem os efeitos do preconceito. Não há negociatas quando a questão é preconceito. Preconceito de cor é crime hediondo. Crime contra a orientação sexual, não deve permitir licenças. Isso não está certo. Ninguém deve ter o direito de se posicionar contra alguém, quando esse posicionamento expressar um preconceito. Abaixo aos homofóbicos de plantão. Sei que a senadora Marta Suplicy deve ter tido a melhor das intenções quando pensou em mudar o texto para permitir licenças aos religiosos para acusarem os LGBTs de pecado, de atentar contra dogmas; de poderem, livremente exercer a homofobia, mas é preciso, senadora, ouvir o lado que melhor entende sobre o assunto: nós LGBTs.

Olhar Humorado disse...

Thonny fiquei triste com esta decisão da senadora Marta Suplicy, estou tentando um contato com o Toni Reis para pedir uma explicação, também estou tentando falar com o deputado federal Jean Wyllys, qualquer novidade estarei divulgando... Abraços