domingo, 23 de setembro de 2012


Homem gay conta ter gasto 
mais de R$ 60 mil para tentar “conversão” à heterossexualidade


O norte-americano Peterson Toscano passou 17 anos tentando deixar de ser homossexual. E o valor da fatura foram salgados R$ 60 mil, além de danos psicológicos.

Cristão devoto de uma família tradicional ítalo-americana de Nova York, Toscano tentou “terapias reparadoras” internando-se em clínicas, um casamento fracassado e até sessões de exorcismo.

Eu somei dois mais dois e cheguei ao que me parecia ser uma equação lógica, a de dizer ‘isto é errado, é ruim, eu preciso consertar isso’. E 17 anos depois eu finalmente acordei e retomei a razão”, contou Toscano, hoje com 47 anos, à “BBC Brasil”.

Parece algo longe de nosso tempo, mas Toscano conta que as sessões de exorcismo foram realizadas na Inglaterra na nada distante década de 1990. Essa prática, segundo ele, ”é danosa psicologicamente especialmente para os jovens. Se você acredita nisso, você fará qualquer coisa para rasgar a sua alma”.

Nos Estados Unidos, já estão sendo tomadas medidas para proibir parcialmente as terapias de conversões para gays no Estado da Califórnia. E o governador Jerry Brown está avaliando um projeto de lei que torna ilegal a terapia reparadora para crianças. Se aprovada, será a primeira medida nesse sentido tomada no país.

De acordo com a “BBC Brasil”, Toscano hoje tem um blog e um canal no YouTube e usa sua experiência como ator de teatro realizando apresentações nas quais procura conscientizar pessoas sobre os danos causados aos que se submetem a tratamentos para suprimir ou mudar suas orientações sexuais.

Nenhum comentário: