quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Transexual é brutalmente 
agredida no Chile


Camila Huenchucheo, uma transexual chilena de 29 anos, foi vítima de uma terrível agressão, que deixou seu rosto desfigurado, o nariz e dentes quebrados pelos golpes dos agressores. O ataque aconteceu na madrugada de sábado, 15, em Ancud (Região dos Lagos).

O ataque a Camila ocorreu em plena rua, quando ela saia de uma festa com seu irmão no caminho de sua casa. No trajeto foi abordada por um grupo de umas dez pessoas que a agrediram brutalmente, atacando especialmente seu rosto.

Sua família vê o caso como um fato de motivação transfóbica. “Nós vemos pelo lado homofóbico porque o único dano que eles fizeram foi no rosto dela”, declarou seu irmão.

Na verdade, parece que os agressores, vários dos quais a sua identidade é conhecida, tinha agredido anteriormente verbalmente Camilla. A promotoria já solicitou três mandados de prisão.

O Movimento de Integração e Libertação Homossexual do Chile (MOVILH) ofereceu a vítima todo seu apoio, contactando as autoridades locais para que adotem medidas preventivas de segurança.

O prefeito de Ancud, na verdade, tem respondido afirmativamente a demanda e prestará a vítima toda à assistência jurídica necessária.

O MOVILH também solicitou ao Ministro da Saúde que garanta assistência gratuita a jovem para reparar seus danos físicos e ajuda psicológica a toda sua família. "Embora ainda haja por lá discursos de ódio de algumas igrejas, ou políticos, para dizer que a homossexualidade é uma doença, ou que somos anormais, não justificam esses tipos de ataques", disse Rolando Jiménez, presidente do MOVILH.

Nenhum comentário: