domingo, 2 de setembro de 2012


Programa do Consulado Americano escolheu  Jean Wyllys como único representante brasileiro


O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) foi selecionado para representar o Brasil no Programa Visitantes Internacionais, da Embaixada dos EUA, que este ano tem como tema “Direitos LGBT são Direitos Humanos”.  O deputado foi escolhido entre vários outros candidatos e candidatas por causa da relevância do trabalho que vem desenvolvendo na Câmara dos Deputados em prol dos direitos humanos.

Ao lado de um grupo de dez líderes e ativistas da América Latina, Wyllys visitará os EUA com o objetivo de conhecer mais detalhadamente os valores e os princípios que norteiam a política dos direitos humanos e direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) daquele país. O intercâmbio acontecerá entre os 02 a 22 de setembro.

Segundo o deputado, ser escolhido como único representante brasileiro reafirma a importância e o reconhecimento do trabalho que o mandato tem feito em prol dos direitos humanos de minorias historicamente perseguidas. Para Wyllys, o programa também oferece uma oportunidade ímpar para o acúmulo de informações e a troca de experiências que podem contribuir para a construção de avanços significativos para a comunidade LGBT brasileira.

Estou contente por esta oportunidade, tenho certeza de que a troca com parceiras e parceiros da América Latina e dos EUA servirá para fortalecer o meu mandato e, consequentemente, a luta pela cidadania LGBT no Brasil”, disse o deputado.

Wyllys também pontuou a importância de estar visitando os EUA logo após a histórica declaração do presidente Barack Obama a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Esse apoio vindo do líder da maior potência do mundo, segundo o deputado, marca o fim de uma época e o Brasil não pode perder o bonde da contemporaneidade, diz, lembrando a chamada do cineasta Bigode em um dos vídeos da campanha de apoio ao casamento igualitário no Brasil. “Quero trazer o know-how também dos EUA – que em alguns estados já reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo – para que consigamos aprovar a proposta de emenda constitucional (PEC) que estou apresentando ao Congresso Nacional”, disse.

Nenhum comentário: